a indisciplina na escola e na sala de aula
RESUMO: O presente trabalho intitulado como “indisciplina: um desafio na sala de aula de língua portuguesa e na escola”: foi desenvolvido com o intuito de reconhecer um pouco mais sobre a realidade disciplinar de sala de aula, aqui mais especificamente na turma do 6º ano da Escola Ensino Fundamental são Vicente de Paula, localizada no município de Santana do Acaraú – CE, principalmente no que concerne a atitudes indisciplinadas, visando analisar sua influencia no âmbito da sala de aula, bem como nas relações sociais na escola, especialmente na relação professor – aluno. Para tanto, valemo-nos de contribuições de autores que apresentam questionamento sobre vários temas relacionados ao assunto. Dentre eles, Aquino, Rego, Benavente, Piaget. Essa pesquisa foi baseada na elaboração e utilização de questionários constituídos de perguntas aplicadas a alunos e professores do 6º e 9º ano do ensino fundamental. A conclusão a que chegamos é que a indisciplina é algo que perturba a muitos professores sendo um desafio para a escola e para a família de como lidar com as diferenças dentro e fora da escola. palavras-cahve: INTRODUÇÃO
A indisciplina repercute na atualidade como sendo um dos principais, problemas enfrentado pelas escolas brasileiras posto que a disciplina é indispensável para se conduzir o processo de ensino aprendizagem.
Diante disso, o propósito deste trabalho é fazer uma analise sucinta e coerente da pratica disciplinar em sala de aula, bem como identificar os possíveis motivos para atos indisciplinares na busca de possíveis soluções para que a escola possa desenvolver seu trabalho pedagógico assim promover a integração entre todos que a compõe: alunos, professores, funcionários, família, etc., afim de que realmente possa cumprir sua função de formar cidadão consciente dos seus direitos e deveres especificamente aqui, voltado para a E.E.F. São Vicente de Paula.
Sabemos que o problema da