A indisciplina na escola atual
RESUMO
Este artigo é resultado de um estudo reflexivo sobre a indisciplina no ambiente escolar, procurando compreender as causas que levam a esse fenômeno e como este interfere no processo ensino aprendizagem. Busca entendê-lo enquanto fenômeno desencadeado por indivíduos dentro da escola, identificando as diferentes faces da indisciplina escolar e como esta tem se apresentado com maior evidência.
Do ponto de vista dos temas tratados, configura-se inicialmente o baixo aproveitamento e a indisciplina escolar como os impasses fundamentais vividos no cotidiano escolar brasileiro, tomando como recorte a emergência dos "alunos-problema" como uma das principais justificativas empregadas pelos educadores na atribuição das causas de tal impasse. Em seguida, tenta-se rastrear e desconstruir as explicações mais comuns sobre as supostas causas da indisciplina escolar, tais como: a estruturação escolar no passado, problemas psicológicos e sociais, a permissividade da família, o desinteresse pela escola, o apelo de outros meios de informação etc. Por fim, fundamentam-se algumas propostas pedagógicas para uma compreensão mais autônoma da especificidade do trabalho escolar, bem como algumas regras éticas de convivência em sala de aula, de tal sorte que se possa lançar um novo olhar sobre o ato indisciplinado, cujas interpretações mostram-se, na maioria das vezes, de maneira estereotipada.
Palavras-chave: Indisciplina; Aprendizagem; Escola.
1. INTRODUÇÃO
Este artigo visa fazer um estudo reflexivo colocando em evidência os diferentes significados que a indisciplina no ambiente escolar adquire em contextos sociais diversos e as formas como se manifesta no cotidiano escolar, envolvendo escola, professores, alunos e sociedade.
As estratégias usadas atualmente por parte dos professores para lidar com a indisciplina estão na contramão do que os especialistas apontam ser o mais adequado. O teste ao lado é uma forma de mostrar que é