A independencia do Haiti
Situada nas Antilhas, a ilha de São Domingos havia sido colonizada pelos franceses, que lá estabeleceram grandes fazendas escravistas produtoras de gênero tropicais como açúcar, algodão e fumo (plantations). No século XVlll, a exportação dessas mercadorias tornou São Domingos a mais rica das colônias francesas. A elite branca da ilha vivia luxuosamente, e muitos mandavam seus filhos estudar na frança. Já os africanos escravizados, cerca de 80% da população local, morriam aos milhares, em consequência da fome e das péssimas condições de trabalho.
Reagindo à opressão, em 1791 os africanos e seus descendentes iniciaram um dos maiores levantes escravos já ocorridos na América. O ex-escravo Toussaint L'Ouverture foi um dos principais comandantes da rebelião.
As lutas dos escravizados nas Antilhas repercutiram também na Europa; os revolucionários franceses aboliram a escravidão em todas as colônias francesas em 1801. L'Ouverture, então, ascendeu ao poder e conquistou a parte oriental da ilha, onde libertou os escravos da região. Em 1820, porém, tropas militares, a mando de Napoleão Bonaparte, desembarcarem na ilha e reprimiram duramente o movimento de libertação. L'Ouverture foi preso e enviado para a França, onde acabou morrendo numa prisão. As lutas continuaram, comandadas por jean-jacques dessalines, outro lider popular .usando como lema ''liberdade ou morte1'', o exercito de Dessalines conseguiu vencer os franceses e proclamar a independẽncia da ilha em 1 de janeiro de 1804. são domingos conseguia assim sua independência, adotando a partir de então o nome indigena Haiti, do aruaque ahiti,que significa''terra montanhosa''. Nascia, assim,a Republica do Haiti, o segundo pais da America a se tornar independente. Contudo
.as nãçoes europeias do Haiti cerca de vinte anos depois.
LUTAS SOCIAIS NO PERU
Os indígenas e os mestiços do méxico e do peru queriam o