A incrível aventura global da Friboi
Revista Exame, por Tiago Lethbridge e Márcio Juliboni - Resumo.
A Friboi começou sua jornada com a grande ambição de Jose Batista Sobrinho, quando decidiu abrir um açougue chamado Casa de Carne Mineira, em Anápolis, que logo depois passou a ser dirigido por seus filhos, os irmãos batistas. Sob o comando deles, o frigorífico do pai se transformou no segundo maior grupo privado brasileiro em faturamento. Joesley é o presidente e financista da JBS, também conhecido como “O homem do dinheiro”, Wesley é considerado o visionário e líder na aventura global da marca, também é o especialista em aproveitar todas as partes do boi, da carne ao pelo. Por fim, o primogênito, José batista Júnior, que deixou a presidência do grupo para os irmãos, e hoje está se dedicando à sua carreira política.
Com o aumento da produção e da demanda, a JBS começou sua aventura rumo à globalização da marca na pequena cidade de Greenley, no Colorado, onde estava firmado o principal pilar da Swift. Ao adquirir a marca americana, a Friboi se tornou a maior processadora de carne bovina do mundo, indo de encontro ao que muitos jornalistas alegaram, a respeito da compra da Swift ter sido imprudente e que JBS levaria anos digerindo a marca. Embora tenha sido uma ótima estratégia, não foi fácil nivelar a decadente marca americana aos padrões elevados de qualidade dos brasileiros, foi necessário um choque empresarial, pois a chegada da JBS a Greenley representou o embate entre estilos de gestão antagônicos, pois o modelo da Friboi é a antítese do modelo de gestão americano, que é repleto de hierarquias e regras.
Os irmãos Batista dispensam os sistemas sofisticados e alegam que a simplicidade é a alma do negócio, sempre preferem contratar pessoas de rápido raciocínio e ousados, do que os com mais experiência e conhecimentos técnicos. A agilidade deles também foi um fator decisivo para o reerguimento da Swift, pois projetos que antes demoravam meses para serem