A inclusão do exercício físico nos protocolos de tratamento dos transtornos ansiosos e depressivos
CURSO DE PSICOLOGIA
Elaborado por: Fernando da Silva Pereira
A INCLUSÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NOS PROTOCOLOS DE TRATAMENTO DE TRANSTORNOS DE ANSIEDADE, ESTRESSE E DEPRESSÃO.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Exercício Físico como Terapia para Doenças Psiquiátricas e Dependência Química da Universidade Gama Filho como requisito parcial à obtenção ao título de Especialista.
Orientador (a):
Rio de Janeiro, 2011 RESUMO
O exercício físico tem sido comprovadamente eficaz na prevenção e tratamento dos transtornos mentais e como elemento essencial para a manutenção de uma boa saúde física e mental. Muitas das demandas da sociedade atual têm-se transformado em verdadeiros estressores, provocando na população, entre outras enfermidades, o estresse, os transtornos de ansiedade e os transtornos depressivos. Estes transtornos têm incapacitado para o trabalho milhares de brasileiros todos os anos e, por isso mesmo, têm sido objeto de preocupação das autoridades do país. Os órgãos da saúde pública têm incentivado o uso de exercício físico como um importante auxiliar ao tratamento medicamentoso e psicoterápico para a saúde total dos indivíduos, mas dada a gravidade desses transtornos, o incentivo teria que ser mais efetivo, chegando à prescrição de exercícios físicos para ser monitorado por profissionais da educação física com o acompanhamento dos pacientes até o fim do tratamento.
Palavras-chave: Exercício físico. Saúde mental. Transtornos de ansiedade. Transtornos depressivos. Estresse.
Introdução
"O exercício físico melhora a saúde mental" (Nieman, 2011) A partir desse pressuposto, este, que tem sido confirmado por diversas pesquisas e estudos, dou início a este artigo cujo objetivo é demonstrar a importância e eficácia dos exercícios físicos como auxiliares no tratamento de doenças psiquiátricas, em particular, dos transtornos de ansiedade, depressão e estresse, fomentando uma