A Inclusão Digital no Processo de Educação na Cidade de Paranaguá
Mariana de Santana Lourenço
Thalyana Wapenik Mariano
A inclusão digital no processo de educação na cidade de
Paranaguá
Paranaguá
2011
Mariana de Santana Lourenço
Thalyana Wapenik Mariano
A inclusão digital no processo de educação na cidade de
Paranaguá
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao
Curso Técnico em Informática do Instituto
Federal do Paraná.
Orientador: Prof. Dr. Wagner Rodrigo Weinert
Paranaguá
RESUMO
O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo que objetivou conhecer a realidade de algumas das escolas públicas de ensino fundamental e médio do município de Paranaguá, quanto ao tema Inclusão Digital. A partir de pesquisas bibliográficas, elaboração de questionários e a análise dos dados obtidos foi possível a compreensão de alguns dos aspectos fundamentais que este tema abrange, bem como a visualização dos resultados alcançados com os projetos inclusivos já existentes.
Dada a grande disseminação no uso das Tecnologias de Informação e
Comunicação (TICs) nas atividades cotidianas da sociedade, o acesso a elas deve ser garantido a todos como mais um meio de comunicar-se. O uso das TICs é capaz de contribuir para diminuição da desigualdade social, contudo também pode fazer o oposto quando totalmente atrelada ao poder aquisitivo dos indivíduos. Sendo assim, gera-se a necessidade ainda maior de políticas inclusivas, as quais devem ser pensadas de forma a contribuir para o desenvolvimento dos indivíduos. Objetivo esse, que só é possível através de projetos menos genéricos, que não estejam atrelados a breve definição de que a Inclusão Digital se resume à disponibilização de pontos de acesso e o ensinamento de alguns comandos.
Neste contexto a educação é a principal via para essa transformação. Uma vez que por si só ela já é capaz de transformar positivamente os indivíduos, somada ao uso das TICs não há dúvidas de que será capaz de contribuir ainda mais para a