A inclusão da Mulher no mercado de Trabalho.
GUARULHOS
2012
FALCULDADE DE CIÊNCIAS DE GUARULHOS
FACIG/ UNIESP
GUARULHOS
2012
A INCLUSÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
Projeto de pesquisa qualificado como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel em Administração de Empresas da Faculdade de Ciências de Guarulhos- Facig
Data da Aprovação:
_____/_____/_____
Banca Examinadora
_________________________________________
Professor Evaldo Bispo
Orientador
________________________________________
Convidado
________________________________________
Convidado
GUARULHOS
2012
DEDICATÓRIA
RESUMO
Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo tratar a evolução da mulher no mercado de trabalho.
As convenções, até o início do século XX, ditavam que o marido era o principal responsável do lar, ou seja, a mulher não precisava e não deveria ganhar dinheiro, porém, era pouco valorizada pela sociedade. Mesmo assim, algumas conseguiram transpor as barreiras do papel de ser apenas esposa, mãe e dona do lar.
A longa duração da segunda guerra mundial e a necessidade de mão de obra modificou as relações sociais, os costumes e o papel desempenhado pelas mulheres na sociedade, anunciariam tempos de maior igualdade nas relações. À medida que os homens morriam nas trincheiras aos milhares as mulheres precisavam substitui-los, ou seja, passaram a trabalhar nas indústrias. No entanto, a liberdade entre os sexos fez com que a mulher deixasse de ser do lar e passasse a ser operária.
A partir da década de 1960, com a descoberta da pílula anticoncepcional, as mulheres foram conquistando um espaço maior no mercado de trabalho e deixando para trás os papéis de ser somente dona de casa.
Atualmente, as mulheres ocupam cargos que antigamente eram