a inclusao do aluno surdo na educação infantil no ensino regular

6623 palavras 27 páginas
1 INTRODUÇÃO

Uma vez que a Política Educacional vigente, cujo princípio básico é “Educação para todos”, este artigo fundamenta-se na importância de entender sobre o processo de inclusão do aluno surdo da educação básica na rede regular. Pois as escolas de ensino regular têm recebidos vários alunos com necessidades especiais e na maioria das vezes não estão preparadas para a chegada desses alunos, principalmente no que diz respeito à organização deste espaço, quesito fundamental para que o sujeito nele inserido seja estimulado a desenvolver suas competências, reconhecer suas potencialidades garantindo sua cidadania.

Neste trabalho abordara desde a surdez e a importância da linguagem; a educação dos surdos, a legislação referente à inclusão do educando surdo.

2.SURDEZ

Existem dois tipos de surdez; a pré-linguistica ou pré-lingual e a pós - lingual ou pós-lingüística. A primeira é congênita ou surgida em tenra idade, antes da aquisição da fala. Já a segunda é característica das pessoas ensurdecidas depois de adquirir linguagem. Sacks (2000, apud QUADROS, 2006) afirma que os surdos pré-linguisticos não têm imagens auditivas e experiências mentais a que possam recorrer. Por nunca terem ouvido, não têm lembranças, imagens ou associações auditivas possíveis, ”nunca terão a ilusão do som”. São incapazes de ouvir seus pais e, como inconseqüência dessa impossibilidade, podem vir a ter acentuados atrasos lingüísticos. Contudo, conseguem ouvir vários tipos de ruídos e ser sensíveis a vibrações de toda espécie. (QUADROS, 2006, p.189). Os tipos de surdez são determinados considerando o período em que se dá a perda auditiva, ou seja, antes ou depois da aquisição da fala.

2.1Importância da Linguagem

Para atuar como integrante e participativo de um universo no qual a linguagem é a mediadora o ser humano se vale da comunicação e para tal utiliza-se a fala. Mas, há casos em que é impossível desenvolver essa habilidade e

Relacionados

  • inclusão do surdo
    29642 palavras | 119 páginas
  • Apresenta O De Libras Hj
    1149 palavras | 5 páginas
  • POSSIBILIDADES E IMPASSES NA INCLUSÃO DE BEBÊS SURDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    4788 palavras | 20 páginas
  • informatica
    4961 palavras | 20 páginas
  • Inclusão: um olhar sobre a educação para surdos
    3851 palavras | 16 páginas
  • inserção da libras na educação basica
    10408 palavras | 42 páginas
  • A inclusão social
    3419 palavras | 14 páginas
  • 376803580141
    3358 palavras | 14 páginas
  • sinais
    9704 palavras | 39 páginas
  • A realidade do ensino para surdo nas escolas de Campo Grande - MSESCOLAS DE CAMPO GRANDE
    5013 palavras | 21 páginas