a inclusao AEE legislação
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contexto da atual Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é um serviço da Educação Especial que seleciona, organiza e produz recursos pedagógicos para a eliminação de barreiras e promoção da inclusão. No presente artigo discutiremos como o AEE, a partir da mediação entre pares e com artefatos tecnológicos, pode impulsionar o desenvolvimento de Pessoas com Deficiência. Partindo de um estudo de caso estruturado numa Sala de Recursos Multifuncional, de Lagoa Vermelha – RS, discute-se a mediação entre pares sob a ótica sócio-histórica.
Desta forma foram realizados encontros proporcionando aos sujeitos a interação com diferentes artefatos tecnológicos, com o objetivo de promover a cooperação e colaboração entre os sujeitos. Centramos nosso foco nas ações mediadoras. Ao introduzir a tecnologia nos encontros procuramos construir um processo de mediação que favoreça a aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos. As ações mediadoras permitem a ampliação da Zona de Desenvolvimento Proximal sempre e quando sua ação se desenvolve no potencial do sujeito.
Assim, os resultados coletados nos apontam que o uso da tecnologia contribui para inclusão, tirando o foco da deficiência e potencializando o desenvolvimento humano, indicam ainda indícios de autonomia e mudança paradigmática contribuindo para a inclusão.
Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Desde que os primeiros seres humanos surgiram uma de suas principais características é a diferença existente entre os mesmos. A natureza é tão perfeita que até nossos dias não permitiu que nenhuma de suas criaturas tenha exatamente as mesmas características, quer dizer, que sejam iguais.
O que proporciona que nos relacionemos com as outras pessoas é o fato de existirem diferenças, pois não haveria motivação e interesse em conversar, conviver com seres exatamente iguais a nós. Não haveria sentido, pois