A impotancia
DEPARTAMENTO DE PROJETOS DA PAISAGEM
PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE MATAS CILIARES
Curso: Gestão de Projjetos Curso: Gestão de Pro etos
APOSTIILA APOST LA
maio, 2006
Introdução
Conseguir terminar o que se previu, dentro dos prazos esperados, com o custo combinado e da forma como se imaginou, não costuma ser uma tarefa fácil para as organizações, qualquer que seja sua natureza, tamanho ou missão.
Inúmeros são os motivos que podem fazer com que os objetivos não sejam atendidos, desde o estabelecimento do que se quer obter até a forma como são conduzidas as ações para se chegar a esses objetivos.
Assim, nota-se a necessidade de planejar, mesmo que esta seja somente entendida como a necessidade de “nos organizar para”.
Uma instituição se transforma em uma organização na medida em que é capaz de perceber e organizar sua experiência e as expectativas sobre o futuro.
Quando se planeja, é fundamental: clarificar os objetivos do que se pretende; entender seus significados dentro da instituição; perceber como fazer para alcançá-los; quantificar em que tempo é possível obter resultados; apreender qual o impacto esperado; calcular o custo de adiar; Identificar as dificuldades esperadas; e estimar a experiência exigida.
Projeto de Recuperação de Matas Ciliares Curso de Gestão de Projetos 2/50
Por outro lado, o sistema de planejamento em uma organização é avaliado pelo nível de coordenação e pela agilidade e exatidão com que se antecipam desafios e inovações necessários. Além disso, deve estar prevista a capacidade de dimensionar, captar e garantir os recursos exigidos em todas as fases necessárias para se atingir os objetivos.
Planejar é, antes de tudo, saber fazer escolhas viáveis.
Esse trabalho de organizar o entendimento das questões, integrando os diversos pontos envolvidos deve ser traduzido em Projetos, consolidados em Planos de Ação concretos, que contemplem não somente as experiências