A importãncia dos instrumentos de planejamento da gestão pública
Nesse contexto segundo Rezende (2005), formam-se necessariamente três grandes eixos a serem analisados: análise da cidade, análise externas à cidade e análise da administração municipal.
A análise da cidade consiste em mapear o ambiente municipal, podendo envolver questões humanas, sociais, políticas, econômicas, demográficas, ambientais, ecológicas, tecnológica, legais, produtivas etc...; as análises das forças e fraquezas e potencialidades municipais que define o diagnóstico da cidade sendo as oportunidades e as ameaças pertencentes ao ambiente externo, e as forças e fraquezas são componentes do ambiente interno que influenciam positivamente ou negativamente o desempenho da cidade.
As análises externas à cidade mapeiam as variáveis relacionadas com o meio ambiente externo ao município, o ambiente externo condicionado o desenvolvimento da cidade que é influenciada por esses fatores externos, o município deve adaptar-se ao meio ambiente externo e a cada nova situação imposta pelas suas variáveis. Segundo Andrews (1980) apud Rezende (2005) o resultados das análises do ambiente externo surgem às oportunidades e os riscos, tais variáveis não são controladas pelo município e podem criar condições favoráveis ou desfavoráveis para a cidade.
Segundo Rezende (2005) a análise da administração municipal procura diagnosticar todas as variáveis relacionadas com o ambiente de tarefas do município, dos serviços e funções municipais, dos sistemas de informação e da tecnologia de informação e do modelo de gestão da prefeitura.
Salienta-se