A IMPORTÂNCIA E ATUAÇÃO DOS ARQUITETOS
Adailton Lima Silva
Robson Rodrigues
Formatação: Thamires Gomes de Sousa
Revisão: Ingrid Rainier Lacerda Barbosa
Resumo
O arquiteto é um profissional reconhecido desde a antiguidade, porém passou por várias mudanças no decorrer dos séculos. Desde o antigo Egito até os dias atuais tem levado contigo a arte de projetar os sonhos e desejos do homem. Esteve sempre ao lado de grandes líderes para administrar e executar as suas ideias, demostrando o poder através das obras realizadas em seu país. Ao longo dos anos, a forma de arquitetar sofreu alterações, pois passou a buscar conhecer melhor a forma de levar conforto para os homens através do estudo de medidas ideais para realizar e projetar as obras com tais fins. Hoje, o profissional não se restringe apenas a uma especialização, ele pode se graduar para trabalhar melhor em uma área específica.
Palavras-chave
Arquitetura; história;
Introdução
Por volta de 400 anos a.C, Platão já associava a arquitetura à lógica das construções. Ela não seria apenas a aparência das coisas, mas o fim em si própria. Dizia ele que “a arquitetura e todas as artes manuais implicam numa ciência que tem, por assim dizer, sua origem na ação e produzem coisas que só existem por causa delas e não existiriam antes”. Essas construções reuniam a tecnologia com uma indiscutível intenção plástica, que desde os requintes das deformações até as ilusões perspectivas, decidindo assim a criação artística. Logo depois, Aristóteles confirmava este pensamento de seu mestre falando que a arte da arquitetura era o “resultado de certo gênero de produção esclarecida pela razão”.
Os arquitetos sempre tiveram uma atuação muito importante na sociedade, tanto na antiguidade quanto atualmente. Apesar de não receberem esse nome antigamente, tiveram sempre a função de representar, através das formas de construções, as características da sociedade, a representação do poder de líderes e a maneira pela