a importância social da contabilidade
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS I
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOTURNO
DISCIPLINA: SEMINARIO INTERDISCIPLINAR I
PROFESSOR: FLAVIO DIAS DOS SANTOS CORREIA
PRODUÇÃO TEXTUAL
A IMPORTÂNCIA SOCIAL DA CONTABILIDADE
EQUIPE:
ANA CAROLINA
FELIPE
JULIANA
REGINALDO
RENAM
ROSANA
SHEILA
Salvador/Bahia
Setembro/2013
A IMPORTÂNCIA SOCIAL DA CONTABILIDADE
A contabilidade é percebida por alguns como uma ciência técnica, aquém de outras consideradas nobres. Utópicas, todavia, são as tentativas de divórcio entre o mundo acadêmico e o mercado. Em uma sociedade extremamente capitalista e mercadológica, a compreensão da relação com o patrimônio na esfera pública, privada e empresarial é mais que essencial, soa como imprescindível.
Em junho de 2013, no Brasil eclodiram diversas manifestações públicas contra a corrupção. Milhares de jovens foram às ruas posicionar-se contra uma cultura de corrupção e desvio de verbas públicas que saltam aos olhos, num país onde o impostômetro registrou, durante o período de 01/01/2013 a 31/08/2013, o impressionante montante de R$ 1.013.834.202.996,80. Uma receita líquida nitidamente oposta a qualidade dos serviços públicos como saúde, educação, segurança pública e saneamento básico. O que demostra matematicamente como esse balanço patrimonial público não iguala seus ativos e passivos. O principal usuário da contabilidade pública, o cidadão, não está satisfeito com o inadequado uso de tributos e taxas pelos gestores públicos.
O STF tem nas mãos o voto das súmulas infringentes de forma a reiniciar o processo de julgamento de 12 mensageiros, entre eles João Paulo Cunha e José Dirceu. Nomes ligados à esfera governamental envolvidos em uma esquema de peculato, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e evasão de divisas. A Contabilidade na esfera governamental tão distante do seu principal investidor, o povo brasileiro, costuma gerar oportunidades para verdadeiros