A importância para sexualidade
A sexualidade na adolescência, visto que quase todos entrevistados está inserido neste dado momento, consiste em uma trama de processos pelo qual este indivíduo decidi desvendar. Desta maneira descobre a complexidade dos enredos que lhe são apresentados, utilizando principalmente a psicanálise como objeto de compreensão e construção de um entendimento dinâmico do mesmo. A Psicanálise dará subsídios suficientes para compreender tal temática, pois Freud nos seus estudos foca na compreensão do desejo de um determinado sujeito, capacitando os pesquisadores de fazer um recorte das experiências que são vivenciadas pelos jovens. Desta maneira entende-se que cada sujeito é dono de suas singularidades, já que este possui sua própria demanda e sua bagagem sócio-histórica.
A importância da Sexualidade na Psicologia consiste justamente neste viés de conhecer e reconhecer este sujeito dentro de um contexto social, na maneira que este se manifesta diante das emblemáticas que vão emergindo ao decorrer do tempo. Isso fará um recorte da infância, adolescência e idade adulta, onde existem fases de crise com maior e menor facilidade consoante a característica de cada indivíduo e do meio social que está inscrito a do meio familiar e contexto social envolvente.
A Psicologia será inserida neste contexto, pois ela é advinda de um pressuposto básico que qualquer ser humano só constrói suas particularidades, demandas e necessidades a partir do outro, este outro dará subsídios suficientes para este constructo tanto moral quanto social.
Durante a adolescência existem mudanças importantes (tarefas desenvolvimentistas) que o jovem tem de realizar e em muitas delas a sexualidade perpassa, dando evidencia também a um desenvolvimento psicológico. Dentre estas se evidencia: torna-se independente dos pais. A sexualidade é uma maneira de expressar sua autonomia e independência dos pais. Para muitos adolescentes algumas decisões são de suma