A importância nas negociações nas organizações
TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
TURMA - 1C
DISCIPLINA - INTEGRAÇÃO E RELACIONAMENTO INTERPESOAL
PROFESSOR – PEDRO NETO
ALUNOS:
ANA FLÁVIA
KÁCIA OHANA
LUCAS ABIMAEL
MONIQUE ARAÚJO
RAYANE AMORIM RAFAEL DOS SANTOS
MACAPÁ
2014
A IMPORTÂNCIA DAS NEGOCIAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES –
1. INTRODUÇÃO
Ao contrário do que muita gente imagina, o fator “negociação” está presente na vida das pessoas diariamente, sendo algo longe de ser restrito ao mundo dos negócios. Negociamos com a família, com amigos e até mesmo com um empregador, em uma entrevista de emprego. O importante é que se sabia que, em uma negociação, não existem vencedores nem perdedores, mas sim a tentativa de conciliar o que é bom para ambos os lados.
Contudo, quando se trata de negócios, o profissional precisa ser um negociador melhor do que a maioria para alcançar o sucesso. De acordo com Mário Rodrigues, Diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), é possível dizer que esse é um item essencial dentro do quadro de competências que o profissional deve ter. “Isso significa saber utilizar as palavras certas para expor sua opinião em uma reunião de equipe ou enxergar qual a melhor maneira de apresentar um novo projeto diante de uma concorrência”.
2. O QUE É UMA ORGANIZAÇÃO?
Uma organização é uma unidade intencional de pessoas para perseguir seus objetivos específicos.
Uma organização é uma combinação intencional de pessoas e de tecnologias para atingir um determinado objetivo. Uma empresa é uma organização. Também é uma divisão, um departamento ou seção dentro de uma organização maior. Pessoas, dinheiro e materiais compõem os recursos que ingressam nas organizações. Bens e serviços saem das organizações. Entre estas entradas e saídas, recursos são transformados para criação de excedentes (Excedentes = Lucro). Os excedentes ajudam a assegurar a continuidade das organizações.
3. O QUE É NEGOCIAÇÃO?
Negociação é tomar decisões