A importância na Amazônia no cenário ambiental e geopolítico da atualidade
1Carlos Barbosa dos Santos
A Amazônia legal engloba nove Estados da região Norte do Brasil. De acordo com Barbosa (2013) O seu amplo domínio natural, distribuído através do clima equatorial, grande biodiversidade em consonância com a maior floresta pluvial do mundo, dispõe de conjunto de características reunidas em um só lugar, passaram a despertar interesses internacionais, que através da delimitação da região, tornou-se possível agregar grandes projetos de caráter governamental, corporações internas (nacionais) e externas (internacionais) com propósito de explorar os recursos naturais da Amazônia, a fim de transforma-los em capital natural. Esses interesses são vistos em detrimento da proteção e fiscalização, como também na realização de pesquisas voltadas para a produção científica da área da biotecnologia, e química, extraída dos produtos naturais. Os interesses internacionais direcionados a Amazônia, perduram desde o período colonial. Sobre a imagem da Amazônia, por ser um vasto patrimônio natural, a visão que se tem sobre essa porção territorial diz respeito à valorização do progresso e modernização oriundos dos agentes externos, deixando a mercê os próprios habitantes locais.
No que tange a questão Geopolítica da Amazônia, ela é compreendida em dois eixos, a Geopolítica da Amazônia diante da perspectiva do capital natural e dos progressos estratégicos de cooperação internacional e a Geopolítica das Fronteiras existentes na Amazônia.
No que concerne à primeira estratégia geopolítica, Becker (2006 apud Barbosa 2013 p. 150) afirma que:
“O novo valor atribuído ao enorme potencial dos recursos naturais confere a Amazônia grande significado enquanto fronteira de crescente uso científico-tecnológico da natureza. Além disso, por abranger a maioria dos países sul-americanos e ao mesmo tempo estar situada entre os blocos econômicos supranacionais (MERCOSUL, Comunidade Andina,