A importância dos Trava
Os trava-línguas e as lengalengas são formas similares da literatura tradicional com profundas raízes na tradição oral, integrando as manifestações orais da cultura popular, tal como acontece com as advinhas, as lendas, os provérbios e os contos.
São jogos de palavras rimadas com um carácter infantil e brincalhão, onde o ritmo acelerado da leitura ou da declamação, a repetição e a sucessão de palavras idênticas e a cadência melodiosa se constituem como elementos de desafio e de diversão para as crianças.
O desafio de dizer um texto muito rapidamente e de repetir vezes sem conta até conseguir dizê-lo sem se enganar são estratégias lúdicas fundamentais utilizadas no ensino quando se pretende desenvolver competências ao nível da memória, da expressão oral e da articulação verbal, que fazem dos trava-línguas e das lengalengas recursos didáticos com um inegável potencial pedagógico.
Nesta sequência, deixamos aqui algumas lengalengas e trava-línguas, interessantes, para que educadores e professores as possam utilizar no processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos.
Lengalengas!
Avó dá-me..
Avó dá-me pão Para mim e pró João
O João está no rio A tocar o assobio! Era uma vez…
Era uma vez Um gato maltês Tocava piano Falava francês A dona da casa Chamava-se Inês E o número da porta Era o 33! Lagarto pintado…
Lagarto pintado Quem te pintou?
Foi uma velha Que por aqui passou No tempo da eira Fazia poeira Puxa lagarto
Por aquela orelha! Tenho um macaco…
Tenho um macaco Dentro dum saco Não sei que lhe faça Não sei que lhe diga Dou-lhe um pau Diz que é mau Dou-lhe um osso Diz que é grosso Dou-lhe um chouriço Isso, isso! Tenho um cãozinho…
Tenho um cãozinho Chamado tó-tó Varre-me a casa Limpa-me o pó O educador deve proporcionar às crianças o contacto com história e livros. Pois estes são um “…factor eminentemente lúdico e educativo…” (Bastos, 1999, p.21) e portanto os adultos, tanto pais como