A importância dos testes e da equipe de testes de software
O conceito de testes de software não é novo, como nos mostra Myers, 1979, “O teste consiste em executar o programa com a intenção de encontrar erros (bugs)”. A maioria dos processos de desenvolvimento prevê atividades de verificação e validação. E com o tempo as empresas estão percebendo que necessitam de pessoas capacitadas tanto em processo de testes como em técnicas para se testar software.
Ainda existem empresas que ainda não estão cientes da importância dos testes de software. Mas a qualidade dos softwares no mercado, está obrigando a maioria das empresas à procurarem minimizar os gastos, evitar o retrabalho e entregar produtos confiáveis e competitivos, e é nesse contexto, que o teste de software cumpre um papel fundamental para criação de um ambiente com sistemas de informação ágeis, seguros e estratégicos para os negócios.
Existem vários motivos que demonstram a importância dos testes e de uma equipe de testes nas empresas, abaixo estão citados alguns desses motivos:
• Quando um software é entregue para o cliente sem testes, ele pode não atender as necessidades do cliente e causar vários problemas para a empresa que o desenvolveu, além dos prejuízos para o próprio cliente;
• Com os testes, é possível ter uma maior garantia de que o sistema não possui erros críticos;
• Minimiza-se o custo com mão-de-obra para help desk;
• Se os erros são encontrados pelo cliente, o custo para corrigi-los é muito maior;
• Erros encontrados pela equipe de testes, tornam o custo para corrigi-los muito menor.
A CISS conta hoje, com uma equipe especializada em