A importância dos Mitos Hindus e Chineses
CAMPO GRANDE/MS
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Hinduísmo 5
2.2 Civilização Chinesa 7
3 CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA 10
1 INTRODUÇÃO
A curiosidade é intrínseca ao ser humano. Desde os primórdios da civilização os homens tentam achar respostas para perguntas que fazem parte do seu cotidiano. Ora simples, como de onde surgiu a chuva ou o fogo, ora complexas, questionando-se da origem do homem e do planeta onde vivemos.
A partir desses questionamentos surgiram os mitos. Por definição o mito é uma narrativa que procura explicar a realidade, os fenômenos naturais, as origens do mundo e do homem através de histórias que possam ser compreendidas por uma sociedade em determinada época. A sociedade em questão aceitava o mito como verdade por não possuir conhecimento científico necessário para embasar as suas crenças e obter respostas.
O mito para algumas civilizações foi durante muito tempo uma verdade absoluta, tanto que, os responsáveis por difundir seus conhecimentos eram tidos como portadores de uma verdade universal. A relevância dos mitos é tão grande que a mitologia tornou-se uma ciência dedicada ao estudo dessas narrativas e a importância que tiveram para sociedades que viveram sob sua égide.
Foi somente a partir de determinadas condições (navegações, uso e invenção do calendário e da moeda, a criação da democracia que preconizava o uso da palavra, bem como a publicidade das leis etc.) que o modelo mítico foi sendo questionado e substituído por uma forma de pensar que exigia outros critérios para a confecção de argumentos. Surge a Filosofia como busca de um conhecimento racional, sistemático e com validade universal.
Apesar de o conhecimento científico ter se tornado o alicerce para as explicações que a humanidade carecia ao longo da sua existência, percebe-se que ainda hoje muitos de nossos costumes baseiam-se em mitos de sociedades bastante