A importância dos jogos na educação infantil
Rosângela Freire
Resumo:
Este artigo tem como objetivo discutir a importância que as brincadeiras e jogos podem favorecer no desenvolvimento e aprendizagem de uma criança. Pois ao brincar a criança descobre no meio escolar uma motivação maior em aprender. Estabelece formação de conceitos, adquire novas habilidades e desenvolve a imaginação e a autonomia. Auxilia as crianças no desenvolvimento da atenção, memória, concentração além da compreensão de regras e papéis sociais. As atividades lúdicas também têm o papel de favorecer a criança uma maneira de superar conflitos sentimentais causados por problemas familiares.
Palavras chave: jogos, brincadeiras, desenvolvimento e aprendizagem.
1-Introdução:
Os estudos aqui apresentados apontam que a atual perspectiva sobre os jogos infantis pode levar educadores e pesquisadores da educação a incentivarem a prática do jogo como forma de proporcionar a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. A importância da utilização do lúdico como recurso pedagógico, apoiado nas dimensões reflexiva e estética da construção do conhecimento infantil, que possibilita ao educador a melhoria do trabalho pedagógico em sala de aula. No processo de ensino-aprendizagem o jogo deve ser visto como um meio de estimular o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, lingüístico e psicomotor de propiciar aprendizagens específicas. O jogo no contexto educacional, a criança pode ser avaliada na formação grupal e individual, ou saber qual estágio de desenvolvimento em que ela se encontra.
1-1Brincando as crianças se desenvolvem:
Nas séries iniciais a criança tem uma nova expectativa de vida, brincar é a linguagem que as crianças usam para se manifestar, descobrir o mundo e interagir com os outros. É através das brincadeiras que as crianças exploram os meios em que vive e aprende mais sobre os objetos da cultura humana. O jogo é um instrumento eficaz e, se convenientemente planejados, contribui para