A importância dos conteudos na educação infantil
É preciso enfatizar que uma das vias para a elaboração de um bom planejamento é o projeto de intervenção que atenda às necessidades das crianças nas instituições de educação infantil, assim como as demais etapas é a seleção dos conteúdos, sendo que na educação infantil, os conteúdos precisam estar ligados à experiência de vida das crianças.
Uma das maiores preocupações das professoras é justamente na seleção dos conteúdos. Que conteúdos serão trabalhados na educação infantil? Uma indagação bastante presente no momento do planejamento das aulas uma vez que o planejamento das situações de aprendizagem que serão propostas e trabalhadas com as crianças, envolve a seleção de conteúdos e esses serão trabalhados de forma integrada, relacionados entre si.
Respondendo a essa indagação quanto aos conteúdos que serão trabalhados nas instituições de educação infantil, é interessante mencionar que conteúdo é tudo aquilo que o professor, conversa, explora, vivencia, em diferentes linguagens, seja na música, de uma história, de um desenho, de brincadeiras, de um diálogo informal entre outras situações com as crianças.
Além disso, conteúdo é tudo aquilo que intermédia a relação entre professoras e crianças, tudo o que foi selecionado intencionalmente pela professora, ou em situações em que a criança no seu jeito espontâneo provoca nos momentos de conversas na rodinha, ou durante uma brincadeira ou mesmo durante uma conversa informal.
É interessante pontuar que no RCNEI (1998), os conteúdos são concebidos, como um meio para que as crianças exercitem sua maneira própria de pensar, o sentir e ser, ampliando suas hipóteses acerca do mundo ao qual pertencem constituindo-se em um instrumento para a compreensão da realidade.
Os conteúdos que podem ser levantados para o trabalho com crianças de zero a seis anos segundo o RCNEI (2008) são: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática. O movimento,