A importância dos conhecimentos psicanalíticos para o ensino de conceitos para a física
O professor é o maior responsável pela educação do aluno, aquele é um ser muito importante na vida escolar da criança,nos primeiros anos escolares da desta ela esta na fase de latência , segundo a teoria de Freud,onde a libido(energia sexual que esta com a criança desde o nascimento, e se encontra em lugares diferentes) esta em repouso e essa energia é liberada em forma de sublimação,seria as tensões entre o id(inato,agi por impulso)e o superego(a parte social da personalidade que agi de acordo com a sociedade onde vive).Essa, sublimação ajuda o ego(o eu que esta entre a constante briga do id e do superego)a fazer algo aceitável pela sociedade para suprir desejos reprimidos.
O docente que é orientado psicanaliticamente tem que observa seus alunos,suas atitudes conscientes,tentar descobrir seus desejos reprimidos e/ou escondidos por trás delas. O ensino e a aprendizagem estão por um lado relacionado com o intelectual e por outro com o emocional,que esta no inconsciente,o professor não deve se deter em apenas dar aulas e sim em compreender seus alunos,tanto no intelectual,quanto no emocional.
A transferência(transmissão de sentimentos passados reprimidos no inconsciente) é um dos sentimentos que o aluno sente em relação ao professor,aquele sente amor e ódio por este, muito parecido com o que o paciente sente pelo psicanalista,mas vale destacar que o professor não é um profissional na área da psicanalise,ele não pode e nem sabe tratar de uma pessoa com problemas emocionais,eles só tem uma noção do que é Psicanalise.
Uma das contribuições da Psicanalise para a educação e a possibilidade de um dialogo entre o professor e o aluno,aquele deve ser o guia para este e mostra-lhe seus direitos e deveres perante a sociedade,o docente deve tentar transformar as energias do inconsciente do aluno em atividades uteis e aceitáveis pela sociedade. Dessa