A IMPORTÂNCIA DO USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE HISTÓRIA
Célia Maria Freire Machado
Resumo: O texto discute acerca das inovações tecnológicas na disciplina de História, explicitando seus desafios e compromissos diante da sua situação atual no contexto social brasileiro.
Palavras-chave: metodologia, História, tecnologia, professor.
INTRODUÇÃO
O mundo tem passado por um processo de mudanças onde a tecnologia tem sido a mentora dessas transformações. Com o advento tecnológico as informações e as comunicações passaram a ser dadas em tempo real, influenciando as relações internas e externas entre os países, tornando o mundo globalizado e tendo forte influência na economia, política, cultura e conseqüentemente impulsionado a educação a sair do sulrealismo e buscar seu espaço nesse contexto globalizado.
Esse momento conhecido como terceira revolução industrial fez com que o governo repensasse o modelo educacional oferecido no país. Não cabe mais o sistema educacional ficar preso a velhos modelos implantados. Mudar se faz necessário. No entanto o que se observa no âmbito escolar de alguns municípios da Bahia, como Catu e São Sebastião é a inoperância dos novos recursos no ensino. Tal a importância desse artigo em abordar questões que discuta e reflita sobre essas mudanças, assim como levantar os indícios pelos quais os docentes não têm acompanhado essas transformações.
Com isso o trabalho faz uma análise superficial do novo modelo de educação implantado no país discutindo questões pertinentes acerca da influência da tecnologia no ensino da disciplina de História como: O advento da tecnologia no mundo contemporâneo, O ensino de história do século XIX ao XXI, Paradigmas a serem rompidos, O papel do governo e o professor – só para refletir!, A utopia pode torna-se realidade no ensino de História?
Para nortear as discussões nos delimitaremos do século XIX ao XXI, fundamentado em pesquisa de campo, leituras bibliográficas, estudos diversos de