A importância do tutor
A escola britânica considera competência como fator ligado ao desempenho em termos de produção nas organizações, referindo ao mercado de trabalho.
2) Os gestores do conhecimento tem a função estratégica de dar suporte às lideranças no desenvolvimento dos funcionários; identificar a necessidade de desenvolvimento de especialistas para atuarem como instrutores internos; participar das reuniões das unidades operativas sobre o processo produtivo; são atribuições dos gestores do conhecimento, que deverão concluir pela necessidade de desenvolver determinadas competências dos profissionais envolvidos. 3) A empresa promoveu um processo de avaliação e aperfeiçoamento das competências, sofrendo uma mudança organizacional e estrutural embasadas nos princípios tecno-organizacionais da produção enxuta, flexibilidade de produção, Just-in-time e integração do processo. A estrutura dividida em áreas específicas foi superada e reunida por meio de Plataformas de Gestão, um sistema que integra processos e empresas para promover o aumento das competências da rede, por meio de treinamentos individuais ou por família profissional. A área de recursos humanos foi substituída pela estratégica gestão de pessoas. Foram feitas mudanças nas práticas de gestão de pessoas e principalmente no papel das lideranças, criando o ambiente propício para a aprendizagem e para a gestão do conhecimento.
Todo conhecimento começa no indivíduo e é transformado em conhecimento organizacional. Inicialmente concentrou-se no desenvolvimento das competências dos líderes, inspetores de qualidade e tecnólogos para que se forme o processo de transferência e