A importância do Turismo Jovem
O turismo jovem abrange pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos e, actualmente, representa 20% do volume do turismo mundial (cerca de 160 milhões) e 18 % das receitas mundiais. Em 2010, foi apurado pela Organização Munidal do Turismo (OMT) que este tipo de turismo gerou receitas na ordem dos 165 biliões de dólares e, foi estimado pela WorldYouthandStudentTravelConfederation (WYSTC) que em 2020 este tipo de turismo represente cerca de 500 milhões de dormidas anuais. Revelando o crescimento acentuado que está a sofrer e a sua importância para o sector.Um inquérito feito em 2007 por esta mesma organização (a jovens entre os 18 e 35 anos) revelou que 60 % dos inquiridos fica hospedado em hostels. Estes dados provam a importância deste tipo de alojamento para a evolução e crescimento deste segmento. Com isto o conceito de hostel tem vindo a modificar-se relativamente à qualidade dos serviços prestados.
A ideia de que estes turistas tinham pouco poder de compra está a mudar. A presença destes turistas tem impactos bastante positivos nas economias locais e afirma-se que gastam mais dinheiro que o turista médio. Ficam hospedados durante mais tempo logotêm despesas mais elevadas (excepto nos alojamentos que é onde grande parte opta por poupar dinheiro) procuram destinos alternativos e novas experiencias. Segundo a (WYSTC), o montante das despesas destes turistas subiu 40%desde 2002, atingindo cerca de 2000 dólarespor pessoa. Através de um outro estudo levado a cabo pela WYSTC, 46,3 % dos entrevistadosprefere visitar os principais pontos turísticos,seguindo-se os espaços culturais, 45,4 %, e apenas26,8 % opta pela praia.
Este nicho destaca-se dos outros estilos de turismo pois, mesmo em momentos de crise económica e instabilidade política, ou em momentos de grande tensão mundial causados por ataques terroristas ou catástrofes naturais, os jovens não deixam de viajar. Estes são movidos por uma grande vontade de explorar