A IMPORTÂNCIA DO TERMO “CULTURA”, ENQUANTO MODO DE VIDA, PARA OS HISTORIADORES DA HISTÓRIA SOCIAL

918 palavras 4 páginas
A IMPORTÂNCIA DO TERMO “CULTURA”, ENQUANTO MODO DE VIDA, PARA OS HISTORIADORES DA HISTÓRIA SOCIAL

De acordo com o dicionário da Academia Brasileira de Letras, cultura é, dentre outros significados, os valores, os costumes e a estética de certo período. Logo, é possível depreender que este termo refere-se ao modo de vida de um povo, construído a partir da organização e do estabelecimento de convenções pelas quais se identificam suas marcas de comportamento social, político, religioso, dentre outras.
Sendo assim, a cultura não se refere apenas às manifestações artísticas, como popularmente se conhece, embora isso também colabore para reforçar, determinar ou demonstrar a forma como se organizam os grupos sociais, isto é, toda sua produção artística também será reflexo da forma como pensam e agem, visto que arte pode ser definida como o conjunto de obras artísticas de uma época ou de um lugar .
Para Khoury (1989), “todo um modo de vida e todo um modo de luta, não podendo ser pensada como reflexo ou eco de uma base material”. Nesse sentido, não é possível dissociar esse conceito da prática de investigação histórica, pois “o reconhecimento da historicidade da existência humana, cujos valores decorrem de apreensões de caráter cultural que não decorrem da natureza das coisas, mas sim de valores atribuídos no intuito de compreender o mundo.”
Nessa perspectiva de análise e investigação historiográfica a partir da cultura, devem ser consideradas as inúmeras e constantes mudanças que ocorrem na sociedade, pois são elas que construirão novos valores e ajudarão a reinterpretar a realidade, dando novos sentidos e olhares à história e, em consequência, à analise que se faz dela. Os avanços no conhecimento científico, por exemplo, fizeram surgir ou modificaram a figura do historiador tradicional, preso apenas às datas consideradas importantes e aos grandes acontecimentos. Surge, então, uma nova figura de pesquisador, mais preocupado com subjetividade da história, sujeita,

Relacionados