A importância do teatro na educação infantil e ensino fundamental (séries iniciais)
Desde os tempos de Platão o teatro vem sendo abordado com a intenção de educar, sendo estudado e centrado com valores didáticos, com intuito formador da personalidade do homem, neste período foi o único prazer literário disponível.
A palavra "teatro" deriva dos verbos gregos "ver, enxergar", lugar de ver, ver o mundo, se ver no mundo, se perceber, perceber o outro e a sua relação com o outro. Assim, pedagogicamente o teatro busca mostrar o comportamento social e moral, por meio do aprendizado de valores e pelo bom relacionamento com as pessoas.
Reverbel (1997) destaca que o teatro tem a função de divertir instruindo é uma verdade que ninguém pode contestar, pois seria negar-lhe a própria história.
Sendo assim, o trabalho com Teatro na instituição escolar tem uma importância fundamental na educação: o aluno aprende a improvisar, desenvolve a socialização, criatividade, coordenação, memorização, oralidade, leitura pesquisa, criatividade, expressão corporal, a impostação de voz, vocabulário, habilidades para as artes plásticas (pintura corporal, confecção de figurino e montagem de cenário), trabalha o emocional, cidadania, religiosidade, ética, sentimentos, interdisciplinaridade, propicia o contato com obras clássicas, fábulas, reportagens.
O teatro também permite que o professor perceba traços da personalidade, comportamento individual ou em grupo, bem como seu desenvolvimento, oportunizando um melhor direcionamento pedagógico, onde na realização de cenas dramáticas trabalha-se faz de conta, imaginação, interpretação.
Conforme Reverbel (1997) o objetivo na escola não é ter um aluno-autor, um aluno-pintor ou um aluno-compositor, mas sim dar oportunidades a cada um de descobrir o