A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DA INFORMAÇÃO
Professora: Sonali de Araujo
ALUNO: Marcelo da Silva Alves – 5801039
A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DA INFORMAÇÃO
DEFINIÇÃO:
Segundo Buckingham et al. 1987, um Sistema de Informação é uma entidade socio-técnica que junta, armazena, processa e disponibiliza informação relevante para uma organização de modo a torná-la acessível e útil para quem a deseje e possa utilizar.
Um sistema de informação é assim um conjunto de meios e procedimentos cuja finalidade é assegurar a informação útil necessária às diversas funções e níveis das organizações, assim como à sua envolvente externa.
Uma ideia errada que muitas vezes é incorrectamente apreendida, é a de que os sistemas de informação são apenas tecnologia.
Não poderia estar mais errada. Os SI englobam, para além da parte tecnológica, a Informação já bem descrita por aqui, bem como as suas qualidades, os procedimentos organizacionais, e até as próprias pessoas – os recursos humanos das empresas.
No extremo, os gestores poderiam até criar e desenvolver SI manuais para apoio às suas actividades. Se bem que tal, nos dias que correm seriam bem pouco prático e competitivo, dado o crescente desenvolvimento da actividade económica e a quantidade de informação que lhe está cada vez mais associada – muito pouco tratável sem o recurso às ciências computacionais.
Decorre desta última justificação uma forte razão para a adopção de software para o Sistema de Informação de uma empresa.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Considera-se um sistema, um conjunto de elementos interdependentes em um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo. Entretanto, é necessário compreender que os sistemas podem ser abertos ou fechados, sendo que o primeiro, está em constante interação com o meio, influenciando e sendo influenciado. Já o segundo (sistema fechado), apesar de estar inserido em um meio, não sofre alteração e também não causa interação no