A importância do Projeto Político Pedagógico para organização escolar
O planejamento possibilita ao grupo articular-se com os objetivos pedagógicos para que sejam alcançados; as decisões a serem tomadas; as atividades pedagógicas; controle e avaliação a serem desenvolvidas, com a finalidade de minimizar os problemas que ocorre na escola.
Através dos planos organizados o grupo de profissionais poderá desenvolver melhor suas competências e habilidades e mudar as estratégicas para contribuir para uma nova organização, além de melhorar o ensino aprendizado dos sujeitos envolvidos.
É muito importante ressaltar que a organização escolar deve estar alicerçada em valores e responsabilidade social, ética e principalmente na cidadania.
A organização e o desenvolvimento das atividades didático-pedagógicas são muito importantes pelo que de fato de que criam-se as condições necessárias ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Através do planejamento participativo é possível constituírem-se cenários sobre os quais vão ser delineadas as competências e as habilidades a serem asseguradas aos alunos nos diferentes componentes curriculares.
A produção de mudanças de uma organização social como a escola, implica não apenas mudar a ação individual, mas também que essas ações individuais se articulem entre si, num quadro de interdependência de todos os envolvidos no processo educativo. Trata-se de mudar os processos de interação social dentro da escola. No caso específico dos professores, significa substituir uma cultura fortemente individualista e insular por uma cultura baseada na colaboração e no trabalho de equipe.
A gestão estratégica é, assim, apesar da dificuldade de encontrar uma definição universalmente aceita, um processo global que visa à eficácia, integrando o planejamento estratégico a outros sistemas de gestão, responsabilizando ao mesmo tempo todos os gestores de linha pelo desenvolvimento e implementação estratégica que é um