A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO, NA SAÚDE DO TRABALHADOR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPORTÂNCIA DESTE PROFISSIONAL NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INDÚSTRIA CALÇADISTA GRENDENE CRATO-CE.
3860 palavras
16 páginas
A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO, NA SAÚDE DO TRABALHADOR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPORTÂNCIA DESTE PROFISSIONAL NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INDÚSTRIA CALÇADISTA GRENDENE CRATO-CE.Resumo
Este artigo sobre a importância do enfermeiro do trabalho na prevenção de acidentes ocupacionais apresenta como objetivo geral analisar a importância do enfermeiro do trabalho na orientação, supervisão e promoção da saúde do trabalhador, em parceria com a CIPA. Este artigo foi embasado na pesquisa exploratória qualitativa, caracterizado pela revisão bibliográfica, sendo utilizados instrumentos para a coleta de informações, referências bibliográficas, além de artigos, teses e dissertações. Para a coleta de dados e informações foram pesquisados 4 (quatro) funcionários da Grendene, Filial na cidade de Crato no interior do estado do Ceará. Em relação à orientação fornecida pelo enfermeiro do trabalho, ressaltou-se que sua contribuição se faz na ação educativa, de conscientização frente à necessidade da prevenção contra as doenças ocupacionais que podem afastar o profissional de seu posto de trabalho de forma temporária ou permanente. Concluiu-se, portanto, que a importância da atuação e orientação do enfermeiro do trabalho é relevante para que os trabalhadores possam a partir de suas orientações e atividades desenvolvidas, na prevenção e promoção da saúde do trabalhador da indústria.
Palavras-chave: Enfermagem do Trabalho, saúde do trabalhador ,promoção da saúde.
A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO, NA SAÚDE DO TRABALHADOR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A IMPORTÂNCIA DESTE PROFISSIONAL NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA INDÚSTRIA CALÇADISTA GRENDENE CRATO-CE.
INTRODUÇÃO
É crescente a preocupação dos profissionais quanto à saúde do trabalhador, em especial com o grande crescimento do processo de industrialização, diversos países, como Argentina, México e Brasil, iniciaram o processo de industrialização efetiva a partir da segunda metade do