A importância do professor no processo de aprendizagem
Introdução
Dentro da função da escola surge o papel do professor, que é a peça-chave no processo de ensino e aprendizagem e que com suas estratégias atua como elo de transmissão de conteúdos e valores ao aluno, é ele quem vai selecionar e organizar os conteúdos, promovendo atividades, desafios e perguntas que visem uma melhor compreensão, desenvolvendo assim capacidades e habilidades mentais que possam ser usadas tanto nas tarefas de classe, quanto na prática do dia-a-dia.
Desenvolvimento
É na escola que o aluno inicia todo seu processo de cidadania e uma futura vivência como profissional na sociedade, ao mesmo em que ela auxilia a família no processo educativo e de boa conduta do aluno, atuando como uma segunda casa para os mesmos. Sua figura é de grande importância na vida de crianças, jovens e adultos, pois, ela promove o contato com pessoas de diversas classes, raças e religiões, mostrando-lhes assim um mundo de diferenças e possibilidades.
Ao professor compete a promoção de condições que favoreçam o aprendizado do aluno, no sentido de o mesmo compreender o que está sendo ministrado, quando o professor adota o método dialético; isso se torna mais fácil, e essa precisa ser a preocupação do mesmo: facilitar a aprendizagem do aluno, aguçar seu poder de argumentação, conduzir ás aulas de modo questionador, onde o aluno - sujeito ativo, estará também exercendo seu papel de sujeito pensante; que dá ótica construtivista, constrói seu aprendizado, através de hipóteses que vão sendo testadas, interagindo com o professor, argumentando, questionando em fim trocando ideias que produzem inferências.
Uma boa formação escolar requer o bom entendimento e o bom aprendizado dos alunos, que para isso necessitam de bons professores também, pois é a partir deles que o processo educativo se inicia. E um bom professor precisa, além de um total domínio da matéria, ter também a pratica, que é o que requer a arte de ensinar e