A importância do professor de Educação Física no Ensino Fundamental I
No Ensino Fundamental I é o 1º ano até o 5º ano. A faixa etária de idade dos alunos vai de 6 anos até aproximadamente 10 anos. É nessa fase que o aluno vai começar a ser alfabetizado, pois vem do ensino infantil, onde se trata de uma espécie de apresentação da vida estudantil, e como nessa fase o lúdico predomina, no ensino fundamental I, isso deve prevalecer, em todas as matérias e principalmente a Educação Física.
É nessa fase que a criança descobre o novo, vai ter que criar uma certa responsabilidade com tudo o que está vivendo, pois é aí que ela vai começar a escrever seu histórico estudantil, claro que não se deve jogar muita responsabilidade pra cima de uma criança, pois nessa fase ainda se aprende brincando.
De acordo com a LDB, a disciplina de Educação Física é obrigatória em todas as etapas da educação básica, mais o que podemos perceber é que na realidade não é isso que acontece, muitas escolas ainda se limitam a apresentar as crianças a “recreação”, que é aplicado pelo professor de sala de aula, que em muitos casos não é formado para tal área, pois para se dar uma aula é necessário muita preparação para que possa ser passado conteúdos válidos para cada ensino. Desta forma os horários reservados para as aulas de Educação Física acabam sendo meros momentos de recreação com brinquedos trazidos de casa ou atividades recreativas sem objetivos específicos que realmente vão contribuir para o desenvolvimento integral da criança.
O CONFEF (Conselho Federal de Ed. Física) diz em seu 2º capitulo art. 9º que:
O profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações ginásticas, exercícios físicos (...) lazer, recreação (...) sendo de sua competência prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde(...).
Então é necessário que quem vá aplicar a disciplina de Educação Física seja especializado na área, pois não se trata