A Importância do Plano de Negócios
Para quem vai começar um projeto de montar sua própria empresa, o Plano de Negócios tem uma relevância essencial, pelo seu modo de planejamento, pelo seu objetivo e pela sua utilidade. É como se a pessoa fosse fazer uma viagem por muito tempo de carro por vários estados do país: é preciso um roteiro, um mapa e um cronograma para orientação durante o trajeto. Como todo negócio possui riscos, a viagem é bem mais demorada, além de estar sujeita a surpresas na travessia, como chuvas e tempestades. O plano de negócio auxilia a enfrentar e direcionar melhor os esforços.
Qualquer pessoa que pretende empreender deve ajustar os principais aspectos do empreendimento no plano de negócio, pois permite ao candidato a empreendedor ter uma ideia do começo ao fim, do que o negócio é e do que pode vir a ser.
Segundo o SEBRAE (2013), antes da elaboração de um plano de negócios, é necessário observar o conhecimento que se tem sobre o empreendimento que se pretende montar. Perseverança e determinação são atributos indispensáveis à busca de informações, e o empreendedor iniciante não deve desistir no meio do caminho.
Hoje, o empreendedorismo significa os estudos relativos ao empreendedor, ou seja, suas características, seu princípio de ações, seu espaço de desempenho, enfim, uma questão ligada à Administração de Empresas e ao futuro dos negócios empresariais.
Neste contexto, segundo Santos (1995), o Plano de Negócio dá ao empreendedor mais segurança para o desafio de construir uma empresa eficiente e eficaz dentro de sua proposta de direcionarsuas atividades empresariais, diminuindo as chances de fracasso da empresa.
Para um melhor entendimento do tema pesquisado, torna-se relevante que alguns itens sejam abordados. Para que isso aconteça, serão levantados alguns conceitos, características e atribuições, estrutura, tipos, objetivos, benefícios, importância e cuidados na preparação do Plano de Negócios, bem como outros assuntos pertinentes ao tema em questão. Após