A importância do Planejamento Financeiro na Rotina dos Casais
Nota-se no contexto atual que ao abordar o assunto finanças não se pode deixar de destacar a complexidade que o tema traz consigo, tendo em vista que este tema está diretamente ligado à qualidade de vida das pessoas, envolvendo aspectos como o estresse, a insatisfação pessoal e profissional, além de ser muitas vezes o causador de conflitos pessoais e familiares.
Quando este tema esta relacionado ao convívio das pessoas, especificamente a rotina de um casal, torna-se algo desafiador, pois se deve equilibrar desejos, vontades e objetivos que na maioria das vezes são distintos. Para tanto, faz-se necessário à utilização de algumas práticas aparentemente simples, mas que podem ser poderosas ferramentas na busca desse equilíbrio, a utilização de um planejamento financeiro pessoal.
Entretanto, observa-se que a maioria das pessoas não tem a preocupação de se preparar para isto antes do casamento, e logo as mudanças são recebidas de forma drástica, o que muitas vezes resulta em conflitos entre os casais. Diante de uma crise financeira, nota-se que geralmente os homens são os primeiros que apresentam sinais negativos, e logo procuram adiar a decisão, pois percebem a dimensão e o preço das responsabilidades a serem assumidas, isto ocorre devido a cultura enraizada na sociedade de que o homem é o responsável financeiramente pela família.
Não existe uma fórmula a ser apresentada, a principal solução é fazer um planejamento financeiro pessoal, conversar com seu parceiro ou parceira, apresentar e discutir seus projetos de vida, seus costumes, antes de falar em casamento. Compartilhem sonhos e metas para a vida. Dividam seus medos e angústias. Comecem a construir planos de independência financeira juntos, simulando os custos mensais que teriam no futuro, se casados.
Porém, a maioria dos casais não faz um orçamento, não guardar dinheiro para atingir suas metas, não tem planos para a manutenção de seu padrão de