A importância do petróleo e outros combustíveis fósseis
Todas as dúvidas que a população pode ter sobre esses assuntos que são manchete em todos os jornais.
Com os avanços do Brasil na produção de álcool e desenvolvimento de tecnologia de biocombustíveis em evidência, o presidente Lula não áara de gabar-se que os usineiros, antes bandidos, estão se transformando em heróis graças ao seu governo. Prepotências a parte, o setor do álcool ganhou mais destaque com a visita do presidente dos Estados Unidos, George Bush, semanas atrás. E agora, com o interesse do governo italiano o setor recebeu novo impulso. No momento, o Brasil é o principal produtor de biocombustíveis do mundo, com 10 bilhões de litros de etanol ao ano. Brasil e Estados Unidos detém 70% da produção mundial de etanol, com a diferença de que o etanol produzido no Brasil é de cana-de-açúcar e o dos Estados Unidos é extraído do milho. De qualquer maneira existem muitas dúvidas a respeito dessa tecnologia desenvolvida no Brasil, como o porque o Etanol é menos poluente ou qual é o combustível que vai substituir ambos.
Para tirar todas as dúvidas a respeito do assunto, o engenheiro químico Paulo Sérgio Barci, que trabalha com desenvolvimento de tecnologia para usinas de álcool e açúcar há mais de 25 anos, deu a seguinte entrevista:
Novo Formato: O que é etanol? E porque ele é considerado biocombustível?
Paulo Sérgio Barci: É um álcool extraído via fermentação de material biológico (açúcares). Por isso é biocombustível, é tirado da natureza. É um álcool com dois átomos de carbono e é o mesmo álcool que nós usamos em casa, pra fazer limpeza, por exemplo.
NF: O etanol está em evidência porque o petróleo vai acabar?
PSB: O problema não é que o petróleo vai acabar. A verdade é que os combustíveis fósseis estão destruindo o planeta.
NF: O que é o petróleo? Por que é fóssil?
PSB: O petróleo nada mais é do que a decomposição de matéria orgânica durante