A importância do orçamento nas empresas
O orçamento é o instrumento que permite acompanhar o desempenho da empresa e assegurar que os desvios do plano sejam analisados e adequadamente controlados. Montar um planejamento orçamentário consiste em reunir e analisar as variáveis empresariais para que se faça possível antever o futuro.
O mais importante, é que quando planejamos estrategicamente, ganhamos tempo para uma ação de melhor qualidade, visto que as variáveis que podem ser controladas foram antecipadamente gerenciadas de forma a nos preocuparmos somente com aquilo que é imprevisível. O esforço concentrado na direção correta aprimora a qualidade e ganha tempo da tomada de decisão empresarial.
O orçamento é o instrumento que permite acompanhar o desempenho da empresa e assegurar que os desvios do plano sejam analisados e adequadamente controlados.
O orçamento é imprescindível para empresas de qualquer tamanho. É constituído de DRE orçada, Balanço orçado e Fluxo de Caixa orçado. Essas demonstrações indicam quanto a empresa faturará, quanto gastará e se precisará de recursos adicionais para o financiamento das suas atividades (capital de giro) e para investimento (CAPEX). Sabendo-se dessas necessidades (Aplicações) deve-se então saber como ela será financiada (Origens), se através de capital próprio (Capital de acionistas, reinvestimento etc.) ou capital de terceiros, buscando sempre uma estrutura ótima de capital de modo que possa reduzir o seu custo médio ponderado de capital (CPMC ou WACC em inglês) e, no caso de empresas tributadas pelo lucro real, aproveitar-se do benefício fiscal da dívida.
Enfim, com a perspectiva fornecida pelo orçamento, o administrador financeiro pode ter segurança sobre as suas decisões de financiamento no curto e no longo prazo. Isso faz com que a empresa não tenha que incorrer em despesas financeiras desnecessárias provenientes dos atrasos nos pagamentos de títulos e das necessidades repentinas de capital, o que faz com que se