A importância do Lúdico na Educação Infantil
Categoria: EDUCAÇÃO
Tema: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
A importância do lúdico na educação infantil
A ludicidade é um ato espontâneo presente na natureza de todo ser humano, dos povos mais primitivos aos mais civilizados.
O brincar é o mais saudável caminho que possibilita o desenvolver da linguagem oral, construção de conceitos relacionais, aptidões visuo-espaciais pela criança. É por meio do brincar que a criança experimenta sensações e emoções, vivencia a fantasia, comunica-se, se socializa e faz descobertas. Assim, a ludicidade quando aplicada a aprendizagem, além de possibilitar o desenvolvimento integral da criança, propicia a construção de conhecimento por ela, sejam eles matemáticos, linguísticos ou científicos, por exemplo. Conforme ressalta Freire (1997, p. 44):
Compreender a atividade infantil capacita o professor a intervir para facilitar o desenvolvimento da criança. Isso contribuiria para reforçar a ideia de que a escola, na primeira infância, deve considerar as estruturas corporais e intelectuais de que dispõem as crianças, utilizando o jogo simbólico e as demais atividades motoras próprias da criança nesse período.
A ludicidade é vista por vários estudiosos como uma atividade enriquecedora no desenvolvimento integral da criança. Segundo Piaget (1967) “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”. Sendo então um recurso de vital importância no progresso da personalidade infantil, que promove à identidade, a autonomia, a criatividade, a internalização de regras e das diferentes linguagens nas crianças.
Maluf, (2003, p. 20), também se posiciona às contribuições diversas proporcionadas pelo lúdico ao desenvolvimento infantil:
Quando brincamos exercitamos nossas potencialidades, provocamos o funcionamento do pensamento, adquirimos conhecimentos sem estresse ou medo,