A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

857 palavras 4 páginas
Liderança nas Organizações
“Qualquer membro de uma comunidade exerce, de vez em quando, alguma influência, mas alguns modificam o curso das coisas com mais frequência do que outros.
Então se falará de bom grado de liderança, influência exercida por uma pessoa (ou grupo restrito) sobre as decisões e acções de um grupo mais amplo, às vezes de um conjunto maior, organização, governo, partido, sindicato, movimento de massa, nação”.
(THURLER, 2001, p. 141)
A liderança define-se primordialmente pelo poder de encaminhar e mobilizar os indivíduos tendo em conta a execução de um determinado objectivo e, assim, o líder “(…) é alguém que ajuda um grupo a estabelecer e a alcançar objectivos comuns”

Reforço da Liderança na Escola
O regime de ditadura vigente desde o final da década de 1926 até 1974 entendia a escola como um serviço local do Estado, administrado pelo poder central e gerido por representantes do Estado (cfr. FORMOSINHO, 1989, pp. 53-86). O Director da escola no
Ensino Primário, do Preparatório e o Reitor do Liceu eram nomeados pelos departamentos respectivos do Ministério da Educação (cfr. TEIXEIRA, 1995, pp. 137-139).
Na mudança de regime político, em Abril de 1974, o nosso país começou uma nova caminhada em prol de um regime democrático, que outrora era autoritário.
Entendemos que uma apreciação e reflexão sob o ponto de vista de implantação de mudança ao nível legislativo a partir de 1974, marco importante porque se reinicia a democratização política em Portugal, permitirá reconhecer a importância da liderança nas escolas e a sua evolução de democratização de administração do sistema educativo e do estabelecimento de ensino não superior. Logo em 1974, no vigor da exigência das escolas e de movimentos políticos para a democratização da vida da escola, o Despacho nº68/74, de 16 de Novembro, permitiu a criação do Conselho Escolar no Ensino Primário; o Decreto-Lei nº 735-A/74, alterado pelo
Decreto-Lei nº

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas