A importância do ludus na educação
PASCOAL, Maria Elenilda – UNITINS e-mail SILVA, Marineide Augusta da – UNITINS e-mail SILVA, Georgina André da – UNITINS e-mail SILVA, Yanna de Fátima – UNITINS e-mail
Resumo
A Educação Infantil é o momento de maior relevância para o desenvolvimento das capacidades e competências no ser humano, pois é nela em que os processos de cognição, afetividade, emocionalidade e sociabilidade são construídos. Desse modo, nossa preocupação central recai sob a importância de envolver a ludicidade nas práticas em sala de aula, possibilitando uma maior valorização e respeito ao desenvolvimento infantil. Nessa pesquisa, o instrumento de coleta de dados determinado foi o questionário, aplicado entre os quatros professoras da Escola Joaquim Luiz da Silva, da rede municipal de educação de Colônia Leopoldina, estado de Alagoas. Sendo que, os resultados demonstram que a ludicidade é ferramenta relevante no desenvolvimento da aprendizagem da Educação Infantil.
PALAVRAS-CHAVE: Lúdico. Educação Infantil. Aprendizagem. Conhecimento. Desenvolvimento cognitivo.
1 Introdução
O papel da Ciência, nos dias atuais, é visto como indispensável para o desenvolvimento de qualquer ramo da sociedade. Desse modo, a crença de que o conhecimento ou a epistemologia científica oferecia os instrumentais adequados para o crescimento e pleno funcionamento dos níveis sociais se tornou lugar comum.
Não isenta desse quadro, a educação, de modo geral, passou a se pautar numa pedagogia tecnicista em que se fundamentava no “paradigma científico”, este entendido como um conjunto de crenças, valores e normatizações em que, baseado nos contributos da Ciência. É dessa forma que podemos falar de uma Educação Científica, isto é, movimentada de acordo com o ethos científico.
Assim fundamentada, a educação se manifestava com capaz de realizar um saneamento de todos os seus problemas peculiares e