A importância do fluxo de caixa nas pequenas e médias empresas
Monaliza Cardoso Campos
RESUMO: A cada dia no Brasil, surgem novas empresas, no entanto, muitas delas não conseguem permanecer no mercado por falta de um gerenciamento financeiro eficaz. Além disso, a complexidade e a competitividade vêm exigindo das empresas a utilização de uma ferramenta eficaz no processo de tomada de decisão. A partir disto, e baseado em uma metodologia bibliográfica, o presente trabalho discorrerá sobre a importância do Fluxo de Caixa em todo esse processo, bem como abordará acerca de toda a implantação deste Fluxo em uma empresa, apontando, os objetivos, as funções e a projeção do mesmo.
Palavras-chaves: Fluxo de Caixa, Empresa, Projeção.
1-Introdução
No mercado atual, a complexidade e a competitividade das empresas crescem cada dia mais, o que exige das mesmas uma gestão financeira mais eficaz. Neste sentido, as empresas vêm exigindo dos seus administradores melhores desempenhos com o objetivo de evitar os altos custos e ter um maior controle em relação à receita operacional. Nesta perspectiva, é que o fluxo de caixa desempenha um importante papel neste controle, tendo em vista que uma boa administração necessita de informações para que a atividade da empresa flua de maneira a atingir o seu objetivo final que é o lucro.
A pouca estabilidade no mercado econômico também contribui para que as empresas não possuam uma ferramenta estratégica eficiente para as tomadas de decisões, bem como para o acompanhamento de informações atualizadas e projetadas em um determinado tempo, de modo que proporcione um maior suporte na gestão empresarial. Diante de todas essas dificuldades e preocupações constantes, é que o fluxo de caixa a cada dia se torna mais eficaz como provedor de informações fornecidas aos gestores, os quais conseguem um melhor êxito na tomada de decisões.
Com base em tudo isso, o presente trabalho apresentará o conceito de fluxo de caixa nas