A importância do estágio no Serviço Social
Resumo: O artigo procura analisar a importância do estágio de Serviço Social no processo de formação profissional do assistente social, entendido segundo as normas curriculares do Serviço Social, como uma atividade curricular obrigatória, que se estabelece a partir da inserção do aluno no espaço sócio ocupacional, com o objetivo de sua capacitação para o exercício profissional. Constata que efetivamente no estágio de Serviço Social o aluno estagiário estabelece aproximações à realidade social, mediatizadas pela fundamentação teórico-metodológica do Serviço Social, desenvolvendo sua matriz de identidade profissional.
Palavras-chave: Importância do estágio. Formação profissional. Identidade profissional.
INTRODUÇÃO
O estágio curricular do curso de serviço social é de suma importância para a formação profissional dos assistentes sociais, pois é através deste que se oportuniza o desenvolvimento da capacidade do estagiário para o trabalho profissional assim como permite a reflexão sobre a realidade social a qual está inserido. Constata-se que é no período do estágio que o aluno se apodera da profissão consequentemente compreende o papel e a postura do profissional que o acompanha, formando assim, a construção de sua identidade profissional. Tal identidade refletirá através de sua postura profissional todo o preparo recebido na instituição de ensino e no campo de estágio.
O estágio de Serviço Social é de suma importância para o estudante, pois este é concebido como um campo de treinamento e aprendizagem do fazer definido do Serviço Social. A importância do estágio de Serviço Social vai muito além da atuação na área. O estágio tem uma importância fundamental na mediação e dialética dos estudantes com as realidades diversas. O estagiário tem acesso a formação de qualidade e o devido acompanhamento e orientação em seus espaços de atuação. Desta forma, a vivência do aluno no campo de estágio