A importância do estudo das ciências naturais
O estudo das ciências naturais causa melhoria na qualidade de vida dos alunos pois eles conseguem associar o conhecimento à sua prática diária. No entanto, o professor não pode ser simplesmente um transmissor de conhecimentos ao ensinar biologia, pois os alunos devem ser estimulados à aplicar o conhecimento no seu cotidiano.
Ao planejar a atividade curricular, deve-se levar em conta que o conteúdo trabalhado deve estar articulado de forma que os jovens terão que raciocinar para obter soluções para os questionamentos e problematizações. Os conhecimentos prévios apresentados pelos alunos são geradores de debates e reflexões, trazendo à sala de aula interação e novas possibilidades de desenvolver os assuntos.
É importante a educação na vida das pessoas, pois quanto maior seu conhecimento, maior sua capacidade de relacionar-se com o Mundo. Em face de vivermos num mundo comandado pelas ciências e tecnologia, os conhecimentos científicos se tornam indispensáveis para que essa relação aconteça.
Nesse sentido, o ensino de biologia tem relevância inconteste para a vida do cidadão e as escolas têm a missão de levar esse conhecimento a todos. A educação biológica pode contribuir para a construção do mundo que queremos, ou seja, o ato de educar implica uma visão do mundo e, por consequência, nosso modo de atuar nele. Assim como de interferir no modo como as
Reflexão ii
Um fator complicado é do rumo das aulas: procurar formar o cidadão com temas contextualizados ou preparar para o vestibular, enfocando os conteúdos. Na nossa escola quase todos os alunos pretendem fazer vestibular. Então uma das discussões é: trabalhar mais temas de vestibular ou procurar explicar os fenômenos da natureza. Infelizmente percebemos que no vestibular, a química aparece de forma conteudista. Então ficar abordando contextualizações não favorece àqueles que passaram por processos classificatórios no futuro. Por outro lado, é isto que a DCN pede e ao mesmo tempo, é isto que como