A importância do dialogo
Marileide Regina Martinez Risalde de Souza
Thalyta Pulieze da Silva
RESUMO
O presente trabalho de pesquisa aborda o processo de interação entre professor-aluno e suas implicações na aprendizagem pela pedagogia dialógica. Com o objetivo de analisar como se processa a relação professor-aluno baseada no diálogo, suas implicações e eficácia no processo educativo, realizou-se em estudo teórico, seguido observações e de entrevistas com alunos e a professora, em que se pesquisou junto aos mesmos, o prazer da educação, as oportunidades de diálogo e os laços de afetividade nesta interação.
Palavras-chaves: diálogo, relação professor – aluno, processo, conhecimento.
INTRODUÇÃO Este trabalho tem por objetivo investigar o diálogo na relação professor-aluno com o intuito de analisar se este diálogo é importante para a construção do conhecimento. Ao longo da história, é apostado que o modo de interação entre professores e alunos vem se modificando, assim como as tendências pedagógicas.
Ao fazer uma retrospectiva histórica, embasadas nos conhecimentos de Libâneo e Saviani adquirimos na academia, podemos visualizar o professor como o detentor do conhecimento, rígido, transmissor, técnico, facilitador, mas atualmente este se encontra na fase de mediador, orientador do conhecimento. Atua na área com o objetivo de criar alunos críticos, pensantes. Para que esse objetivo seja alcançado é necessária uma relação mais afetiva, com base no diálogo. A autora Cecilia Warschauer resalta a necessidade de uma nova atitude.
A expectativa de uma mudança de atitude tão profunda nos leva a refletir sobre a formação do homem. Refletir sobre a educação das crianças (...) enfim sobre a formação de um ser humano que não queira mais dominar e se sobressair individualmente, conquistando, a qualquer custo, poder econômico, político sobre outros. Mas sim que seja capaz de