A importância do desenvolvimento de projetos sociais que promovam o uso racional de medicamentos
Márcia Maria Ramalho de Rezende Pires
Curso de Pós-graduação em Sustentabilidade, Desenvolvimento e Gestão de Projetos Sociais
Pólo de Mococa – SP
Orientador: Prof. Msc. Renato Leandro Taguchi
RESUMO
Este trabalho tem por finalidade destacar a importância do desenvolvimento de projetos que divulguem o uso racional de medicamentos. Essa constatação se deu a partir de uma avaliação da bibliografia referente ao tema, da consulta de dados relativos ao número de intoxicações e suas consequências. Também visa discutir as principais causas do uso abusivo, a legislação vigente, e apresentar orientações básicas sobre a implantação e de um projeto que incentive a prática da medicação consciente. O método utilizado, portanto, foi a pesquisa bibliográfica, que implicou em leitura, análise e interpretação do material publicado sobre o assunto em livros, periódicos, cartilhas, artigos científicos. A conclusão foi que há grande necessidade de que a população em geral seja informada sobre a gravidade do uso irracional de medicamentos através de projetos específicos para esse fim.
Palavras-chave: Uso Racional de Medicamentos, Projeto Social. INTRODUÇÃO
Os problemas decorrentes da utilização indevida de medicamentos (mau uso, abuso, erros de prescrição, não adesão, efeitos adversos, dentre outros) têm provocado significativo impacto na saúde das populações e na economia dos sistemas de saúde públicos ou privados. Percebe-se a necessidade da criação de projetos que objetivem divulgar esses dados e orientar os usuários, em especial os dos serviços públicos de saúde, para que tais ocorrências sejam evitadas.
Os indivíduos com menor renda e escolaridade são os mais sujeitos a serem afetados, em decorrência do menor acesso a um atendimento especializado. Isso associado à dificuldade de compreensão das instruções escritas - que ocorre em grande com significativo