A importância do Controle in terno em empresas de pequeno e médio portes
Pretendo com esse estudo visar a importância do controle interno em empresas de pequeno e médio porte, visto que Schimidt, Santos e Arima (2006) cita: “ O controle interno é um conjunto de controles interligados de maneira lógica, abrangendo todas as funções administrativas, ou seja, o planejamento, a execução e o controle.
Tendo em vista os riscos que as empresas tem no mundo de negócios, como escândalos de fraudes e também os riscos relacionados às questões operacionais. Portanto, minha intenção é demonstrar que as atividades da companhia, estão sujeitas a situações adversas, ora previsíveis, ora controláveis. E como as implantações de sistemas de controles internos em seus fluxos operacionais, garantem uma margem de segurança capaz de evitar erros e fraudes que possam dar prejuízos futuros, e até mesmo detectá-los antes de sua ocorrência.
Desenvolvimento
Conceito de Controle interno
O controle interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas adotados pela empresa, para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e adesão à política traçada pela administração.
Auditoria interna
Não adianta a empresa implantar um excelente sistema de controle interno sem que alguém verifique periodicamente se os funcionários estão cumprindo o que foi determinado no sistema, ou se o sistema não deveria ser adaptado às novas circunstâncias.
Finalidade da Auditoria interna
A Auditoria interna tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações e resultados de uma organização.
A importância do controle interno em empresas de pequeno e médio porte.
No meu ponto de vista a importância do controle interno