A importância do conhecimento Científico
RESUMO
A importância do conhecimento científico se reconhece no momento que este conhecimento se torna útil, tanto para o pesquisador como para quem irá usufruir dos resultados da pesquisa apresentada. Há qualidades no conhecimento científico que o caracterizam e que provam a sua importância real para a humanidade. Tal importância precisa ser assimilada e disseminada às próximas gerações.
Palavras chave: objetividade, clareza, confiabilidade.
1 INTRODUÇÃO
Conhecimento é uma palavra ampla no seu sentido, em seu significado empírico, usual e generalista. É casualmente adquirido ou assimilado pelo ser humano, através de fatos, concretos ou abstratos, ininterruptamente, sem levar em conta procedência, importância, veracidade e a sua real utilidade.
Todo ser humano, em geral, ávido por conhecer, acaba se lançando ou se expondo a toda sorte de meios de informação. E é no emaranhado de informações impressas, faladas, visuais, sensoriais, que o conhecimento científico se destaca, pela sua objetividade, seriedade, clareza, confiabilidade e senso real de utilidade.
2 QUALIDADES DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O conhecimento científico de determinado assunto, procura organizar e esclarecer a partir do saber empírico. Também amplia as descobertas já comprovadas, uma vez que todo conhecimento tem caráter ilimitado.
A seguir, vamos ver algumas qualidades do conhecimento científico, que servem de base para provar-se a sua importância para o enriquecimento do ser humano.
2.1 OBJETIVIDADE
A escolha de um tema, uma problemática ou até mesmo curiosidade dá início a uma pesquisa científica que irá gerar o então mencionado conhecimento científico. Para Van Dalen e Meyer (apud RUDIO, 2004, p. 16) “o trabalho de pesquisa não é de natureza mecânica, mas requer imaginação criadora e iniciativa individual”.
Ao contrário do que se pensa inicialmente, a pesquisa científica não é reservada para mentes