A importância do brincar
Toda criança tem o direito de brincar, toda criança deve brincar.
A melhor forma de a criança aprender é através da brincadeira, deixar a criança brincar livremente, colocando tudo o que sente para fora, explorando ambientes diferentes, descobrindo suas capacidades, formando suas fantasias,tateando diferentes objetos, proporcionando livre arbítrio para si próprio; tudo isso é muito importante para o desenvolvimento e/ou crescimento da criança.
É brincando que ela aprende os primeiros valores da vida, expressam suas vontades e desejos e tem as primeiras sensações. O brincar é uma forma mais completa da criança comunicar consigo mesmo e com o mundo.
“Pode parecer um ato comum e sem importância, mas é por meio das brincadeiras que as crianças aprendem a pensar,interpretar e interagem com os outros a sua volta. É através do ato de brincar que a criança tem uma oportunidade de experimentar uma noção da realidade num ambiente confortável e seguro.”
É através da brincadeira que tanto a criança quanto o adulto aprendem, aprendem a importância do sentimento, aprendem a dividir, interagir com outras crianças, brincar/trabalhar em grupo, compartilhar brinquedos ou pertences; o adulto se desenvolve mentalmente, abrindo a mente para que possa dar mais importância para a criança, para que possa ver e sentir como uma, acreditar na sua própria capacidade, observando as barreiras que a criança supera, como o andar, o falar, etc.; já a criança se desenvolve em ambas as partes, como a percepção visual, habilidades auditivas, coordenação motora, noções de frente e atrás, dentro e fora (crianças de aproximadamente dois anos de idade), aprende a comparar, visualizar, medir, associar.
Brincar é o que toda criança faz e nunca se cansa, existem diversas brincadeiras, e todas elas exigem uma certa capacidade de concentração, envolvimento, criatividade. A brincadeira de “faz de conta” é a mais importante sobre o papel de brinquedo no desenvolvimento