“A importância do brasil nos acordos multilaterais, bilaterais e regionais.
Negócios internacionais I
“A Importância do Brasil nos acordos multilaterais, bilaterais e regionais.”
O Brasil tem se destacado no ambiente internacional, por seu grande potencial consumidor e grande crescimento econômico.
Através de sua cultura consumidora tem despertado grandes interesses em empresas estrangeiras.
Por ser um país que tem seu potencial exportador direcionado para os commodities e produtos não-manufaturados, tem incentivado com bastante interesse a entrada de tecnologia avançada e produtos do comercio eletrônico, com a diminuição das taxas de importação para celulares do tipo smartphones, incentivando a entrada do produto no mercado nacional.
Através de acordos multilaterais e participação em blocos econômicos como o BRICS, o país tenta se resguardar, trazer um crescimento sustentável para a economia, protegendo o mercado interno, criando vantagens para melhorar as negociações e ganhar mais destaque na OMG.
Devido a força do mercado interno e a tendência de ascensão das classes sociais na América latina, em especial no Brasil, e a crise européia (influenciada, supostamente, pela crise de 2008), grandes multinacionais concentraram suas forças nos países em desenvolvimento, Deste modo, os acordos comerciais favorecem a relação de “ganha-ganha” entre as nações, onde os países em desenvolvimento buscam, em geral, novas tecnologias, disponibilizando em contra-partida, commodities.
A empresa Brain & Company identificou através de um estudo oito tendências que devem impulsionar a economia global até o ano de 2020.
São elas o aumento do consumo emergente, aumento do consumo de produtos de maior valor, mais gastos com a saúde, aumento da demanda por commodities, procura por funcionários qualificados, expansão da infraestrutura, mais gastos com segurança e investimento em inovação.
Acordos Bilaterais garantem grandes parcerias entre países como transferência de tecnologia e desenvolvimento de