A importância do boletim de ocorrência
B.O fatos típicos é o que relata um tipo penal,ou seja,uma infração . ex: um boletim com uma ocorrência de roubo,homicídio,estupro, lesão corporal e etc.
Tem como função a comunicação de uma infração, para que a polícia tome as providências cabíveis na busca de provas para uma futura investigação criminal.
B.O de fatos atípicos é o conhecido como boletim para a preservação de direitos,neste caso o boletim não passa de mero documento apto e válido para reforçar eventual manifestação na época do fato.
Ex: A esposa que pretende sair de casa, em preparação a uma posterior separação judicial,registra um B.O para que não seja acusada futuramente de abandono de lar;
Cliente que esperou por um longo tempo o atendimento em uma fila de um banco;
Os funcionários registram um B.O sobre a evasão voluntária de um paciente que ainda deveria estar sendo atendido .
Nestes casos o boletim de ocorrência em vez de servir como comunicação de um crime ou uma contravenção serve como um documento para preservar direitos do comunicador da ocorrência .
Qualquer pessoa desde que seja maior de idade pode registrar um B.O, já o menor só pode se estiver acompanhado pelos pais ou responsáveis, ou no caso de os pais serem os agressores um adulto acompanhante por exemplo um professor,um diretor da escola .
O boletim de ocorrência é um documento oficial ,deve seguir os princípios expressos e reconhecidos da Administração Pública(Legalidade,impessoalidade,moralidade,publicidade,eficiência ,motivação entre outros).
A redação do B.O deve caracterizar-se pela impessoalidade,uso padrão da língua ,clareza,concisão,coerência e objetividade.
Recomenda-se que os fatos sejam