A importância do arroz na culinária
Quem é apaixonado pela culinária japonesa sabe da importância do arroz na alimentação e na vida dos orientais. Há mais de três mil anos, o arroz é a base da alimentação japonesa e está presente desde a bebida alcoólica mais tradicional, o saquê, até nos pratos mais sofisticados. O grão também influencia o calendário japonês, o arroz também marca sempre o início do ano japonês já que a cultura e supertição pedem que a primeira refeição do ano seja o mochi, ou moti, como é conhecido no Brasil.
O arroz é um dos alimentos mais importantes na culinária de qualquer país. Alguns exemplos da importância do arroz na culinária:
- Basmati: Este arroz é geralmente usado em pratos indianos. É tido como um grão com qualidade superior, considerado leve e acompanha pratos que levam condimentos como Curry ou Pilaf.
- Basmati (grãos longos e finos): O arroz assim como a batata tem grande importância na nossa cozinha diária, pois são ingredientes que acompanham quase todo tipo de preparo, sendo muitas vezes o prato principal.
- Vialone nano: O arroz vialone nano é uma variedade utilizada para risotos com pedaços de carnes graudos, sopas, tortas e saladas de arroz devido a quantidade de ámido desprendido no cozimento tornando o caldo mais emcorpado.
- Preto: Tem utilidade na produção de pratos e doces tradicionais e comemorativos da cultura japonesa.
- Selvagem: É muito utilizado em restaurantes, em pratos exóticos.
- Agulhinha: Possui uma grande utilidade na culinária brasileira como: risotos, arroz com camarão e chás.
- Carnaroli: Este arroz é usado para fazer risoto, pois a espécie é rica em ámido que quando cozido libera uma substância com consistencia bastante cremoso, porém não deixa os arrozes grudarem.
A origem do